As minhas corridas na estrada

Rampas de Santarém

Sendo eu um rapaz da Lezíria, tenho algumas dificuldades em encontrar boas rampas para treinar perto de casa. Há algum tempo que as faço em Santarém, mas tenho-me ficado por uma ou duas subidas e feito repetições nelas. De modo a evitar a monotonia, decidi fazer um circuito para subir as rampas todas que conheço de passar de carro. Faltarão aqui algumas, e peço aos Scalabitanos que me ajudem nessas, mas já aqui está uma boa compilação. Utilizei o Garmin para registar comprimentos e inclinações, já se sabe que pode ter alguns erros, mas não deve estar longe da realidade.

--------------------

1 - A MÃE


770m
77 D+
10% Inclinação média

Chamei-lhe "A Mãe" porque foi a primeira que fiz em Santarém. Vai da Ribeira até à nova rotunda perto do Liceu Sá da Bandeira. Tem um inicio e fim muito inclinados e uma parte intermédia mais suave. Nesta altura tem o contra de ter muito transito, por a estrada da estação estar fechada. Podem utilizar-se algumas escadas na parte final para variar o treino. 

2 - A VARIADA


630m
77 D+
12.5% Inclinação média

Variada porque tem diferentes tipos de piso, de inclinações e muitas curvas. Para mim uma das mais divertidas de se fazer! Tem duas secções intermédias em escada. Começa no centro da Ribeira e acaba junto ao Governo Civil de Santarém. Como a N114 está cortada, tem muito pouco transito. Quando esta for aberta aumenta um pouco, mas acho que não vai ser um problema.

3 - A ASSASSINA


780m
86 D+
11% Inclinação média

Esta é a minha favorita. Se procuram um treino de rampas puro e duro, parem o carro no largo de Marvila e façam repetições nesta menina na Estrada de Alfange. Faz bem a tudo, dizem que até cura constipações! Tuas duas secções intermédias com uma inclinação brutal que fazem vergar o mais forte. Lá para a 4ª ou 5ª repetição vão perceber o porquê do nome.

4 - A RAMPA DO OMAR


410m
69 D+
16.8% Inclinação média

Baptizei-a assim porque foi o Omar Garcia que ma mostrou, se não nunca mais a encontrava. Trail em Santarém! É isso mesmo, uma subida num single track cheio de curvas, coberto de árvores, com pisos variados, numa encosta do castelo. É a mais inclinada que passei, e a mais divertida a descer! Vai da ponte D. Luis até às portas do Sol.

5 - CASA DO CAMPINO


610m
48 D+
8% Inclinação média

Descobri esta por ir várias vezes em trabalho às instalações das Águas de Santarém, que ficam junto à Casa do Campino. Tem uma parte final brutal, mas não brutal o suficiente para justificar a distancia que tem que se correr até chegar à rampa. Foi bom para experimentar mas acho que não a vou repetir.

6 - A NINJA


330m
 53 D+
16.5% inclinação média

Uff! Que esta é uma autentica parte pernas! Vai desde a estrada do CNEMA até ao restaurante a Grelha. É curta, é verdade, mas depois de uma secção ligeiramente a subir apanhamos com 200m que passam os 20% de inclinação. "Ah, a Grelha é já ali!" Pois é, quando dás por ela já estás todo partido! Uma autentica Ninja.

7 - A CERTINHA


780m
70 D+
9% Inclinação média

Esta é a mais certinha das rampas de Santarém. Com uma inclinação quase constante, dois passeios grandes que evitam os problemas do tráfego, piso sempre igual (calçada) e sem grandes surpresas. É boa para fazer umas repetições, sim senhor. Mas...é um bocado chata. Vai do Retail Park até ao Hotel. Não fui mesmo até à rotunda porque é quase plano, desvirtuava um bocado a rampa.

8 - A CERTINHA II


660m
46 D+
7% Inclinação média

O que leram na anterior certinha podem aplicar aqui. Rampa chata e sem grande historia. Tem a vantagem de ser perto das principais, mas duvido que a volte a percorrer. Vai da rotunda do Vale de Estacas até ao Liceu Sá da Bandeira, passando pelos apartamentos da Escola Prática de Cavalaria.

--------------------

Pronto, foram estas as rampas que descobri ontem. Como quis fazer todas deu uma volta demasiado grande para o acumulado final, 17km com 600D+. Isto porque ainda tive que correr bastante no planalto para andar de rampa em rampa. No entanto, parece-me fácil arranjar um circuito com 3 ou 4 rampas concentradas que evitem correr em plano, tornando o treino mais eficaz. Além disso, ninguém tem tempo para andar a correr hora e meia em Santarém a meio da semana... 

Espero que achem alguma utilidade nestas notas e se conhecerem outras que não estão aqui, digam-me! Não, melhor, marcamos um treininho e apresentam-mas :) Eu depois acrescento à lista.

1 comentário:

  1. Excelente informação! Um dia faço um estagio em Santarém! Quando andei muito de BTT, no inicio da década de 90, se não estou enganado tentei fazer a Estrada de Alfange de Bike e nunca consegui!!!! E tinha mudanças que quase davam para subir paredes!
    Por exemplo a clássica entrada em Santarém vindo de Almeirim era coisa muito fácil para mim e nem implicava usar as mudanças mais leves. Outra subida "desgraçada" era quando entrava em Santarém do lado das Caneiras! Mas para mim custa muito mais subir numa bicicleta que a pé! Abraço.

    ResponderEliminar