As minhas corridas na estrada

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Equipamento Outpace - uma crítica censurada

A Sport Zone, em parceria com o programa de rádio TSF Runners, enviou-me um equipamento da Outpace, igual ao da Federação Portuguesa de Atletismo, para testar. O equipamento foi-me entregue na segunda feira e teria que o testar até sexta feira. Liguei de imediato para o Departamento Técnico do Quarenta e Dois, que me confirmou a disponibilidade, e aceitei o convite da TSF. Agradeço publicamente aos técnicos que conseguiram arranjar espaço numa agenda preenchida por vários compromissos com... nada. Ah, e "os técnicos" sou eu. Bem, são pormenores, vamos a isso.

Só roupa espalhada no meio do chão...
Tenho que admitir que sou um gajo super básico no que toca aos calções e t-shirts que uso. Tenho 3 ou 4 pares de calções curtos com os quais faço rotação. Os que gosto mais e uso quase sempre em prova foram oferecidos na Maratona de Sevilha, em 2013. Quanto às t-shirts penso que, contas por alto, 90% das que tenho no armário são da Roly, oferecidas em prova. Na verdade não compro uma t-shirt para correr desde....bem, nem sei, mas já foi há uns bons anos!

"Tira outra, não posso ficar a rir!"

Calções

Quem segue o blog sabe que eu sou adepto dos calções curtos, à "intiga". Experimentei calções de compressão até ao joelho mas não me dei muito bem, e os calções de licra que tenho são de um modelo muito manhoso que passados 5km encontram caminho para as minhas virilhas, tornando-se muito desconfortáveis. No entanto, é fácil de constatar que a grande maioria do pessoal que anda nos trilhos prefere este tipo de calções. Foi por isso com bastante curiosidade que experimentei este topo de gama da Outpace. 


A primeira impressão foi muito positiva. O tecido pareceu bastante respirável mas ao mesmo tempo denso o suficiente para não se enfiar onde não deve. Fiz um treino de 25km com eles, nunca senti nenhum desconforto relativamente à arrumação do material nem a nível de assaduras. Contrariamente ao que achava, não senti que tivesse menos facilidade de movimentos que os meus habituais calções curtos, mas a maior diferença tem a ver com o conforto térmico. Está certo que o tecido é bastante bom e transpirável, mas não deixa de ser tecido e não se pode comparar com a perna ao léu. Gostei do ajuste à cintura mas senti falta de um pequeno bolso para levar a chave do carro. Já a Sara continuou com a sua campanha contra o meu equipamento de corrida. Ou são curtos de mais e saio quase de rabo à mostra, ou justos de mais, depois deixam pouco para a imaginação e vê-se os contornos do não sei quê..... Enfim, o melhor é sair de calças de fato-de-treino de algodão!

Censurado.

Camisola

A camisola tipo caparreira (de cavas) é outra peça que não costumo usar, como podem constatar aliás pelo bronze nos meus braços. Pedi o habitual tamanho M, mas neste modelo ficou-me um bocado apertada (ou será que é mesmo assim?), o que aumenta o factor show-off de músculos que ainda por cima não tenho. Mais uma vez, a primeira impressão ao tacto foi muito boa. O tecido é super leve e dá a ideia que tem mais espaços vazios do que tecido, o que o torna muito respirável e aumenta a sensação de leveza. Todos os treinos que fiz foram sob um calor intenso, inclusive os 25km que foram corridos entre as 10:30 e 13 da tarde, mas nunca tive aquela sensação de t-shirt molhada que tenho com as camisolas das provas. O único desconforto foi causado pelo tamanho, que devia ter sido um L. 

Eu disse que ia depilar os ombros...
 Conclusão

Não fiquei rendido aos calções compridos, continuo a preferir correr com curtos, mas a qualidade destes é inegável. Além disso estou convencido que o problema de assaduras nas coxas que tive em Portalegre ficaria completamente resolvido com uns calções destes. São definitivamente uma opção a considerar. Já a camisola de cavas dou pontuação máxima pelo conforto térmico que me proporcionou, incomparável com as t-shirts de provas que costumo usar, mas também não se esperava outra coisa. 

Quanto ao aspecto e design fiquei agradavelmente surpreendido, confesso que não lhes achei muita piada quando vi as fotos que anunciavam a parceria da Outpace com a FPA. Gosto especialmente da camisola que acho muito bem conseguida, já os calções são um bocado esverdeados de mais para meu gosto, mas isso pode ser a azia a falar (JORGE JUDAS!!!). Aproveito também para frisar que todo o equipamento é feito em Portugal, o que é o mais lógico e de louvar. 

Tenho apenas um ponto negativo a apontar, além do meu gosto pessoal por calções curtos, t-shirts de manga curta e de ter experimentado um tamanho abaixo do meu: o facto das letras a dizerem Outpace terem começado a descolar dos calções ao fim de uma utilização. 

Concluindo, não há dúvida que o equipamento é topo de gama. Afinal de contas não podia ser de outra maneira já que equipa os nossos atletas, inclusive os da selecção de trail que esteve em Annecy. Acho muito interessante que seja comercializado, tal como é habitual ver com o equipamento da selecção de futebol. Não encontro informações sobre o preço em lado nenhum, por isso não me posso pronunciar sobre isso, mas parece-me uma excelente opção para quem quer investir num equipamento que não seja da Roly ou da Makito.






17 comentários:

  1. Gosto mesmo da cor da singlet! Os calções justos não me consigo habituar, sou como tu, curtos e que sejam arejados :p

    Às vezes estou numa Decathlon ou assim e vejo t-shirts mesmo nices mas depois penso baa quase duas gavetas cheias que tenho de tshirts lol e vou-me embora triste que nem um puto lool

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Singlet! Quando eles me disseram o que me iam mandar disseram Singlet, eu disse que sim mas não sabia o que era eheh Quando pesquisei no google apareceram umas imagens meio estranhas ahah

      Eliminar
  2. Tenho a t-shirt de manga curta e a questão do tamanho é a mesma, o M fica curto, o L é o ideal (uso M por norma). De resto concordo com tudo, excelente material e com muito conforto.
    O preço ronda os 25€ se me recordo.
    Parabéns pela análise!

    ResponderEliminar
  3. Já eu também sou daqueles em que a Maria lá de casa também pergunta, "mas tu quase que vais com o rabo à mostra!?"

    Mas a verdade é que corria com os outros calções de lycra e ainda lá tenho alguns que há medida que os gastar já não os renovo. Desde que experimentei os calções curtos, não quero outra coisa!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pois eu só consigo correr com calções mais compridos pois os curtos criam-me assaduras. Cada atleta sua questão :)

    Isto de testar equipamento de selecção é muito pro! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Ui...a (eterna) questão do tamanho dos calções!

    A minha querida e adorada esposa (e penso que ela não lê isto, por isso o elogio é mesmo gratuito e sentido :)) agora anda um pouco mais descansada desde que adoptei a norma 7" para tamanho de calções, mas mesmo assim verifica sempre, juro que ela tem uma mira/fita métrica laser incorporada nos óculos!

    Para a minha fisionomia foi o compromisso possivel entre os censurados mini-menosqueistosoupresoporatenrtadoaopudor e os de licra que agora testaste (e sim, para mim lycra é velocidade e vá...salto em comprimento e/ou triplo, assim a areia não entra onde não deve, if you know what i mean ;))

    Há uns tempos atrás li, penso que na runners world, um artigo de opinião sobre a questão "norte americana" de correr com calças de lycra (por causa do frio) e é interessante e nunca teria pensado na controvérsia real que existe, pois há a opinião, partilhada pelas nossas mais que tudo, que a lycra permite "demasiada" vísibilidade da nossa fisionomia!

    Bom, ao que interessa...o"unboxing"? Pouca fotos de perfil e tranversal dos modelos! Zoom das costuras? e da etiqueta?

    Tirando isso parece que tens futuro como "tester".

    Olha, o logo descolou ao fim de uma utilização, também os elementos reflectores dos meus asics...demorou um pouco mais é certo, mas não muito.

    E sim, tirando roupa de inverno/frio não sei o que é comprar uma camisola gira para correr, rais...

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Pois eu estou como tu ... tenho 3 calções curtos que vou rodando e usando as T-Shirts das provas (tenho um armário cheio, que vou "limpando" uma vez por ano) nos treinos.
    Esse tipo de calções nunca experimentei, nem estou com vontade de o fazer ... mesmo depois desta teu teste muito pró :) ... um dia destes invisto nuns calções de compressão para as provas longas de trail, mas isso já é outra coisa.
    Quanto à camisola, esse tipo de tecidos deve realmente fazer diferença, mas estou como o Vitor.... dou por mim nas lojas a ver as camisolas xpto das diferentes marcas, levezinhas ...de certeza que serão confortáveis e tal, mas depois penso no tal armário cheio, que tenho em casa e viro costas e vou à minha vidinha a pensar como seria, mas com mais uns euritos no bolso :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Gosto da camisola e do material da Outpace/Sport Zone.

    Calções justos não gosto, nem mesmo para o ciclismo/ BTT, onde costumo dizer na brincadeira que ajuntamentos de homens, vestidos de lycra e a suarem, é uma coisa abichanada... LOL

    Abraço





    ResponderEliminar
  8. Desde que comecei a correr que uso calções de licra, mas por uma razão simples, as assaduras. Há pouco tempo comecei a usar também calções mais curtos mas com uns "calções" tipo de compressão por baixo (vá, uns boxers de licra mais compridos). Só ainda não experimentei correr de alças... ainda. ;)

    ResponderEliminar
  9. Excelente review!
    Censurado? Não vejo porquê!... Só se foi pela linguagem, mas se são escrevesses da forma que escreves não seria a mesma coisa (e é isso que nos traz ao teu blogue)!
    Quanto à Outpace, tenho várias peças de vestuário de corrida todas muito boas, mas o problema é sempre o mesmo: à primeira utilização começam-se a apagar as letras, logotipo e barras desenhadas! O que não dá para perceber é quem são os idiotas que estão por trás do desenvolvimento destes produtos, que coleção atrás de coleção cometem os mesmos erros de palmatória... Afinal de contas, quem perde é a própria marca em termos de falta de visibilidade!
    Quanto aos nossos atletas, penso que ficam bem servidos, apesar do Design não me agradar (mas gostos não se discutem)!
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João! Era uma brincadeira, quem me censurou foi a minha mulher naquela fotografia, por ser demasiado explicita ehehe Concordo contigo em relação às deficiências do material, realmente não se compreende!

      Eliminar
  10. Para mim alças...muitas vezes em prova! Mais fresca, e sempre me vou bronzeando mais :) E não sei se o facto de ser mulher terá alguma influência, mas para mim, calções têm obrigatoriamente de ser assim , de licra, com perna o suficiente para as pernas nao irem a roçar uma na outra e acabar que nem um Cristo em sangue, mas entre as coxas, o que convenhamos pode ser bastante constrangedor :) Para homem, gosto de ver os calções curtos, não acho muito estético a maioria dos de licra, mas o que importa mesmo não é a estética mas o conforto de quem usa.

    ResponderEliminar
  11. Já andei a namorar esse equipamento na SportZone mas estou ali como o Vitor: basta-me lembrar as gavetas cheias de camisolas e calções e lá me vou embora da loja triste ahah

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Comprei uns outpace à relativamente pouco tempo e assim que os experimentei puff... lá se foram as letras supostamente para servir de reflector!!! Pois é... compreende-se a agonia da Sara!!! Isto quem tem homem tem que o preservar e o equipamento desportivo masculino tem muito que se lhe diga!! Estou com ela!! eheheheh

    Quanto à compra de equipamento.. a única coisa que compro mesmo é os calções ou calças... porque t-shirt's!!! uiiiii já nem me lembro.. foi à tanto tempo!!

    ResponderEliminar
  13. Caro Filipe,

    Vim aqui parar precisamente por andar a pesquisar sobre onde poderia comprar material dessa linha da Outpace para a FPA. Para mim, que saí de Portugal, seria muito agradável ter uma camisola oficial de Portugal para levar para as provas em que vou participando por aqui - naquela de "make a statement"... A ver vamos se quando for a Portugal encontro e se me agradam.

    Quanto à "polémica" dos calções justos vs calções curtos, confesso-me um adepto dos calções justos, por causa das assaduras. Se são muito reveladores, pouco me importa, quem não gostar que não olhe. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na loja online da sportzone há mas acho que não dá para enviar para o estrangeiro. Eu comprei uma t-shirt de licra da outpace que tem Portugal escrito nas costas, não gostei do verde dos calções.

      Calções curtos deixei de usar no final dos anos 80. Nunca mais houve assaduras. Além disso aqui onde vivo metade do ano tem que ser de calças e a rotação tem que ser grande pois nestes meses só há umas 7 ou 8 horas de luz portanto tenho de correr à noite.

      Eliminar
  14. A camisola já não se encontra à venda,sabem onde comprar? Adorava tela, mas por mais que procure,não consigo comprá-la em lado nenhum.

    ResponderEliminar