As minhas corridas na estrada

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Walking Dead

Sou um gajo lento. Sou daqueles que mesmo que recorram à classificação por escalão nunca vão ter um resultado com menos que dois dígitos. A única maneira de estar no top 10 de uma prova era se houvesse um escalão só para a minha rua, e mesmo assim tinha que ser só para gajos nascidos em 1983 e com olhos azuis. Sou daqueles que, pasmem-se, em certas alturas andam durante uma ultra-maratona. Pior que isso, há alturas em que pareço mais morto que vivo e arrasto-me sem ponta de dignidade!

Felizmente sei que não sou o único. Há um grande grupo de "atletas" como eu, uma espécie de clube muito elitista. Eu chamo-lhes os Segundo-Metadistas, grupo reservado àqueles que, como eu, raramente saem da segunda metade do pelotão.

Ultimamente tenho notado, principalmente no Facebook (essa fonte de bons debates), que há uma tendência para menosprezar os Segundo-Metadistas. Chamam-nos ultra-caminheiros, andarilhos, walking dead... De forma irónica, meio a brincar, meio a sério, lá vão dando umas ferroadas. 

Tenho uma teoria quanto a estes opinadores. Não acredito que sejam os super atletas, esses são uma minoria e pelo que tenho visto quase sempre pessoas impecáveis e respeitadoras. Não, para mim são uma de duas espécies: alguns (poucos) são os Segundo-Quartistas, que é como quem diz aqueles que ficam no segundo quarto da tabela e bem vistas as coisas nem fazem muito diferente de nós, mas a maior parte são aqueles que até correm mas que nunca saíram da sua zona de conforto e deixa-lhes um certo amargo de boca que alguém o faça. 

Eu sei, todos temos mais que fazer do que preocupar-nos com comentários facebookianos, mas como orgulhoso membro efectivo na segunda metade do pelotão, gostaria de esclarecer alguns pontos a esta aparente elite de super atletas.

  • Sim, nós andamos nas subidas. Aliás, costumo dizer que se me virem a correr numa subida durante uma ultra para me darem com os bastões.
  • Damos passos maiores que as pernas? Sim, é possível. Mas sabem quem é que isso pode prejudicar? Nós próprios! Por isso deixem-nos lá dar os passos que quisermos.
  • Nós não treinamos pouco, treinamos o melhor e o máximo que conseguimos.
  • Walking Dead? Bem.. A locomoção bate certo, o cheiro seguramente também lá estará, não temos fome de cérebros mas não há canja de galinha que não nos escorra pelo queixo, já dei por mim várias vezes a grunhir sem conseguir articular duas palavras. Por isso sim, aceito.
  • É verdade que compramos muito material e que às vezes até andamos mais equipados que os prós. Prometo que nunca mais vos peço dinheiro para o comprar! Ah, espera, agora que penso nisso... nunca pedi, porque é que se importam?!
  • Não são muletas, são bastões. Se ainda têm dúvidas perguntem à Ester Alves ou ao Luís Mota.
  • Lutar para chegar dentro do tempo limite pode ser um desafio tão grande como lutar pelo pódio. A diferença é que quando chegamos a festa já acabou. 
  • Sim, sofremos durante uma corrida. Morremos, renascemos, voltamos a morrer e a renascer.. Arrastamo-nos às vezes até quando o terreno é plano ou a descer. Sentamo-nos quando não conseguimos mais e mesmo assim voltamos a levantar-nos só para nos arrastarmos mais um pouco. Sabem o que nunca se arrasta? O nosso orgulho quando mesmo assim cortamos a meta.
  • Vamos parar em TODOS os abastecimentos, deal with it!
  • É verdade que às vezes chegamos várias horas depois dos primeiros. Às vezes até precisamos do dobro do tempo para fazer a mesma distancia, mas como diz o Praticamente Queniano Joel Ginga, "para os atletas de pelotão a mediocridade não está no tempo líquido". Por outras palavras, se o pórtico ainda lá está, não se preocupem com isso que nós também não!
  • Por último, o mais importante: o Segundo-Metadista do Trail Curto do Frade de Baixo tem tanto mérito como o Segundo-Metadista do UTMB. O suor, sacrifício e superação de ambos é igualmente merecedor de celebração e não há selfie pós-prova ou relato de facebook suficientes que paguem uma conquista pessoal. Por isso, se vos incomoda, tenho duas soluções: aquela cruzinha no canto superior direito do ecrã ou, se quiserem ser mais práticos, alt+f4!

Esta também teve uma conjuntivite numa prova


20 comentários:

  1. Fantástico como me identifico com tudo ;) mais a uma semana de UTSM 45 k ainda mais me identifico e neste momento deu-me imensa força , OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Filipe, como quarto-quartista que sou, não compreendo bem isto, porque acho que os segundo-metadistas andam depressa demais, não aproveitam as vistas nem tiram belas fotos como nós tiramos...
    Apesar de ainda não ser ultra, tenho fixado um bom objetivo que é o de tentar acabar as provas antes de começar a entrega de prémios!!!! É preciso é ter objetivos...

    Grande abraço,
    JJ

    ResponderEliminar
  3. Identifico me com tudo o que escreveu com a exceção de eu nunca ter feito mais de 30km
    Mas sempre cheguei ao fim e sempre dei o meu melhor (também paro nos abastecimentos todos) :)

    ResponderEliminar
  4. Mais um post espetacular Filipe. Normal :)

    Não posso dizer que me identifico com o que escreveste, acho que percebes o porque. Mas concordo com tudo. Isto das redes sociais veio para o bem e para o mal. As pessoas adoram dizer toda a merda que têm na cabeça e depois saiem as pérolas que vamos assistindo, como algumas que tu enumeraste.

    É mesmo, deal with it e calem-se cara.. Pronto não é preciso ser bruto já chega :)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu fazes parte dos super atletas que são pessoas impecaveis e respeitadoras Ehehe um abraço victor

      Eliminar
  5. Muito bom este artigo. mas começares com um "sou um gajo lento"... então o que posso eu ser considerado?!? :)

    Gosto muito particularmente da frase "Sabem o que nunca se arrasta? O nosso orgulho quando mesmo assim cortamos a meta".

    Uma frase dos índios Sioux, que aprendi em adolescente, é "Antes de julgares alguém, tens que palmilhar milha e meia com os seus mocassins"
    Na realidade, os que ousam julgar outros, não imaginam as dificuldades que esse alguém pode passar e a grande vitória que pode significar algo que possa parecer menor.
    Nas minhas 4 Maratonas, fiz sempre 5 horas e pouco. Mas ninguém imagina o tremendo orgulho que isso me dá e a superação que foi necessária.

    Um grande abraço e, para mim, tu és um atleta doutro mundo :) (e a brutalidade que fizeste no MIUT ainda reforçou mais esta opinião!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é mesmo essa! Tenho noção que sou mais rápido que alguns, assim como tu és mais rápido que outros. E o que é que isso nos vale, além do orgulho de termos dado o nosso melhor? Tanto a minha como a tua classificação nunca vão ter menos que dois dígitos eheh

      Eliminar
    2. Mas olha que já tenho um digito numa Meia-Maratona, em 4º no escalão

      Pormenor "sem importância", classificaram-se 49 dos 50 que partiram e 4 no meu escalão dos 5 que partiram. E olha que esta classificação até foi numa Meia onde enganaram-me no percurso e fiz 23 km :)

      Foi a minha melhor classificação à geral (49º) e escalão (4º) e, simultaneamente foi a única onde fui último na geral. Sinal que o lugar depende muito dos que participam :)

      Um abraço

      Eliminar
  6. Onde é que eu assino? :) .... cada um faz o que quer e pode e ninguém tem nada a ver com isso.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Fantástico! Thank you, Filipe Torres!

    ResponderEliminar
  8. Eu se me inscrevo numa prova que tem por exemplo 10h para concluir... porque raio é que a vou queres acabar em 5h... Vou querer é aproveitar o tempo todo para aproveitar o local ao máximo :) e no fim de contas vou provavelmente ganhar mais do que quem só corre e nem repara onde...
    Óptimo Blog... Continuação
    JP

    ResponderEliminar
  9. A minha experiência como segundo-metadista numa ultra-maratona de btt: Chegar ao abastecimento a meio da prova, abrir o facebook e ver que o vencedor já comenta a prova.

    ResponderEliminar
  10. Muito, muito bom! E é este o espírito da maior parte da malta que anda nisto pelo prazer de andar! Ab. Pedro

    ResponderEliminar
  11. De um modo geral e de Segundo-Metadista para Segundo-Metadista, parabens pelos textos que escreve.Obgd Filipe e grande abc!

    ResponderEliminar
  12. Como em tudo na vida, cada pessoa é singular. Sim, Filipe, tu és lento. Face ao Carlos Sá ou a uma Sara Moreira és um caracol. Eu sou muito lenta, face a ti, por exemplo. E então?
    Enquanto me for permitido correr livremente na estrada ou na montanha ao meu ritmo, em competição ou a treinar (sim, porque eu sou daquelas que vai a provas treinar, por muito que isso custe aos rapidinhos que acham isto um disparate) andarei por cá a incomodar algumas pessoas. A vida é assim. Por vezes incomodamos os outros com a nossa lentidão, mas também há outros que me incomodam tanto com as barbaridades que dizem...

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente e, na minha opinião, isso é apenas o reflexo do que é Portugal aplicado ao nicho do mundo das corridas. Há sempre 1001 especialistas para criticar, para mandar abaixo, para apontar isto e aquilo, e muito poucos para observarem tudo o que de mérito fazemos dentro das nossas possibilidades. Enquanto houver críticos para pessoas que chegam ao topo profissional, tipo Ronaldo ou Mourinho e apenas para referir dois tugas mais mediáticos, mas continuam a apoiar os políticos sem qualquer meritocracia para os lugares que ocupam, não há muito a dizer acerca das opiniões emitidas sobre pessoas perfeitamente normais como nós. Na parte que me toca, para esse tipo de criticas ou observações aplico a máxima "vozes de burro não chegam ao céu" :D Um abraço

    ResponderEliminar
  14. No meu ponto de vista, enquanto a preocupação fôr olhar para os resultados dos outros, esses opinadores nunca se sentirão realizados... a frustração extravasa para as redes sociais, em comentários de alcoviteira.
    Os meus principais e únicos rivais sou eu e o meu relógio, a classificação é uma curiosidade, que até comento com amigos, mas o meu objectivo passa por dar o meu melhor e chegar ao fim sem precisar de ambulância...
    Boas corridas e "the dogs bark and the caravan passes..." - in "JMourinho deixa os bifes às aranhas"... Cumps

    ResponderEliminar
  15. Spot on, Filipe.
    Eu mantenho à margem dessas polémicas, porque, para ser sincera, IDGAF o que os outros levam ou deixam de levar para uma prova, ou quanto tempo levam para a fazer. Porque é que alguém haveria de importar-se se eu sou mais lenta que uma tartaruga, desde que não me ponha à frente de ninguém, cada um tem a sua competição dentro de uma prova e há espaço para todos. Só tem de haver bom-senso para saber se se tem condições para conseguir respeitar os tempos de corte e o limite imposto pela Organização... Tirando isso, run and let die, ou lá como diz a música... ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Bom...eu deveria ter algo a dizer...mas não tenho feito provas e por isso não percebo o conceito...quando era novinho apenas viam os meus gluteos bem delineados (o resto da malta que, coitada, entrava na pista para correrem entre eles...) e agora mais...hââ, maduro e experiente, mudei de tipo de provas e estou muito confortável a discutir lugares com senhoras coxas, octagenários lixados, e pirralhas saidas de uma aula de zumba ou coiso...mas como não tenho facebook...não possp ser maldizente.

    Agora um bocadinho a sério...há corredores, há runners, há fdp que acham que correm muito...mesmo que seja num campeonato apenas no nº de porta.

    A questão é apenas uma, não me lixem que eu sou extremamente educado, simpático e atencioso, ou seja, até me desvio e coloco na berma se for o caso (vem do btt), nem precisam de agradecer embora fique bem, não podem é fazer comentários jocosos os mal intencionados.

    De resto...as poucas provas que faço é com barba de 3 dias...ninguém na cara me diz nada :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pessoalmente, acho que há duas "vertentes", especialmente no facebook, há os que coleccionam "metas" e os que coleccionam "tempos"!

      Bem que dizer acerca disto? eu cá coleccionava caricas, latas de refrigerante e selos quando era miúdo! Tudo dito quanto a gostos, que eu saiba não se discutem!

      São felizes quando correm e quando alcançam as metas as que se propõem a vocês próprios?

      É porque esta é a verdadeira questão! Sermos felizes quando corremos, seja muito, seja pouco, seja rápido ou devagar.

      São felizes quando o fazem? Então continuem :)

      Um grande abraço Filipe

      Eliminar